terça-feira, 28 de abril de 2009

Descoberto mais um benefício do azeite


Os benefícios do azeite para a saúde já há muito que são conhecidos, mas é com muito agrado que vemos a descoberta de mais um ponto a favor, a ser publicada na próxima edição da revista "Molecular Nutrition & Food Research".
Investigadores da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto descobriram um componente do azeite, até agora desconhecido, capaz de ajudar na prevenção da doença cardiovascular. Trata-se de um composto antioxidante chamado DHPEA-EDA, que protege os glóbulos vermelhos dos danos provocados pelos radicais livres de oxigénio.

A coordenadora pelo projecto e professora do Departamento de Química da FCUP, Dra Fátima Paiva Martins, refere ainda que “nem todos os azeites têm a mesma quantidade dos vários antioxidantes, pelo que se podem procurar nas variedades de azeitona (existindo mais de 100), que produzam azeites com maiores quantidades de antioxidante.”
Esta investigadora refere ainda que a técnica de extracção é de considerar, visto que pode aumentar a quantidade de todos os antioxidantes no azeite. E relembra que "Por lei o azeite chamado normal é uma mistura de azeite virgem com azeite refinado. Como podemos imaginar, o azeite virgem usado nesta mistura também não é o de melhor qualidade. A diferença entre extra-virgem e virgem é que, normalmente, o primeiro é extraído de azeitona acabada de colher e a frio. Como tal pode conter maior quantidade de antioxidantes, embora dependa do método de extracção usado, e uma acidez menor. No azeite virgem e com o passar do tempo após a colheita, a azeitona vai sofrendo modificações enzimáticas e perdendo antioxidantes e assim o azeite obtido desta azeitona,que está à espera há mais algum tempo, vai ter acidez superior e menor quantidade de antioxidantes".

Conselho: Opte por azeite extra-virgem de produtores de confiança. Use estes azeites a baixas temperaturas, idealmente a crú para tirar mais partido dos antioxidantes (pois estes compostos tão benéficos tendem a degradar-se com a temperatura). Por exemplo, porque não começar a barrar o pão com um pouco deste azeite? De preferência com um pouco de alho e tomate fresco para desta forma aumentar ainda mais a protecção cardiovascular? Veja a receita aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário