As gorduras polinsaturadas são gorduras saudáveis, principalmente devido às diferentes funções que desempenham no nosso organismo. Parte dessas funções dizem respeito à modulação da inflamação.
Existem 2 grandes grupos de gorduras polinsaturadas essenciais: as ómega 6 e as ómega 3. As gorduras ómega 6 são normalmente encontradas na carne, em especial a de animais alimentados a rações elaboradas a partir de grãos (o que vai aumentar o teor de gorduras ómega 6), e não a pastagem como antigamente; nos óleos e a nas margarinas elaborados a partir de sementes (ricas em ómega 6). Por outro lado, as maiores fontes de ómega 3 são os peixes e as sementes de linho.
As gorduras ómega 6 são as principais precursoras dos compostos pró-inflamatórios, enquanto as ómega 3 vão dar origem aos compostos anti-inflamatórios. Desta forma, um consumo excessivo quer de um tipo de gordura, quer de outro, vai alterar este equilíbrio, tão essencial ao nosso bem-estar.
Um dos problemas da nossa alimentação actual é o aumento do consumo de gorduras ómega 6, originando uma alteração neste equilíbrio, com repercussões na nossa saúde. Este aumento do consumo de gorduras ómega 6 ocorre por diferentes razões: desde o consumo excessivo de carne, passando pelo aumento do consumo de óleos ou margarinas elaborados a partir de sementes (ricas em ómega 6), e claro pelo menor consumo de peixe (ricos em ómega 3).
Por isso a nossa escolha recai no azeite, cuja principal gordura, o ácido oleico, é classificado como um ómega 9, ou seja, não entra neste equilíbrio de gorduras pró-inflamatórias versus anti-inflamatórias.
Deve ser por isso a gordura de eleição em todas as suas confecções culinárias. Por isso o nosso conselho é: Cozinhe sempre com azeite. E claro, diminua o consumo de carne (e quando a consumir, opte por carne oriunda de animais alimentados a pastagem) e aumente o consumo de peixe! Este conselho é particularmente importante para todos aqueles que vivem com uma doença crónica inflamatória.
Imagem retirada daqui
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário