quinta-feira, 16 de julho de 2009

Alzheimer – o papel da vitamina D e do açafrão das índias

A vitamina D (produzida pela nossa pele mediante a exposição ao sol) e a curcumina (principio activo da especiaria açafrão das índias, parecem estimular o sistema imunitário a “limpar” as placas amilóides beta, características da doença de Alzheimer.
Esta conclusão foi publicada na edição de Julho da revista Journal of Alzheimer´s Disease, num artigo escrito pelos cientistas da UCLA (Universidade da Califórnia de Los Angeles), da UC Riverside (Universidade da Califórnia de Roverside) e do Human BioMolecular Research Institute.

As doses mais adequadas ainda estão em investigação, sendo necessários mais estudos.


Comentários:
- A doença de Alzheimer constitui um problema cada vez maior na nossa sociedade, com o número de doentes a aumentar todos os anos.
- Já foram identificados inúmeros factores de risco, assim como diferentes compostos com acção benéfica. E alegra-nos saber que a alimentação e a nutrição podem desempenhar um importante papel nesta patologia.
- Apesar das doses não estarem ainda descritas, e devido aos inúmeros efeitos benéficos da vitamina D no nosso organismo, mantemos o conselho de apanhar sol (bastam 15 minutos / dia, fora das horas de calor.
- Aconselhamos também o uso de açafrão das índias como tempero, pois o seu papel antioxidante e anti-inflamatório já foi descrito em inúmeros estudos científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário