Segundo a edição de Setembro 09 do American Journal of Clinical Nutrition, a absorção de ferro fica substancialmente diminuída após a realização de um bypass gástrico, a cirurgia actualmente feita para o tratamento da obesidade.
Segundo os autores do estudo, a incidência de anemia passou de 1,5%, para 38,8%, um ano e meio após a realização desta cirurgia.
Comentários:
- Esta situação torna-se mais preocupante no caso da cirurgia ser efectuada em mulheres jovens, devido à perda de sangue que ocorre em cada período menstrual, o que pode condicionar ainda mais o aparecimento de anemias graves.
- Como é possível ver na foto, esta cirurgia consiste inutilizar a quase totalidade do estômago, e “ultrapassar” parte do intestino. Desta forma, a ingestão de alimentos diminui substancialmente, alterando também a digestão e absorção dos diferentes nutrientes.
- Já a clínica Mayo tinha referido a associação desta cirurgia com o aumento do risco de fracturas para o dobro, devido ao impacto desta cirurgia no metabolismo ósseo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário